por características

segunda, 18 dezembro 2017

Os nomes de família chegaram até nós de diferentes maneiras. A grande maioria dos sobrenomes evoluiu de cinco fontes principais:

  1. Por ocupação
  2. Por localidade
  3. Patronímico
  4. Matronímico
  5. Por característica

Um homem muito baixo poderia ser chamado, em inglês, de Small, Short, Little ou Lytle. Um homem grande poderia ser então Longfellow, Large, Lang ou Long.

Muitas pessoas que tinham características de um animal receberiam dele o nome, como por exemplo:

Uma pessoa travessa, astúcia, poderia ser chamada de Fox (raposa);

Um bom nadador, de Fish (peixe);

um homem quieto, Dove (pombo).

E assim por diante. Os sobrenomes que são normalmente engraçados, alguns surpreendentes e por vezes até embaraçosos, são os nomes que provêm das características.

Nem sempre se pode levar a sério o significado de um sobrenome comparando com os valores de hoje em dia, pois o significado das palavras mudou durante centenas de anos.

Diante do sobrenome inglês “Stout”, pode-se interpretar que o titular deste sobrenome era gordo, fortão ou então decidido, resoluto.

Muitos sobrenomes têm mais de uma origem. Por exemplo, o sobrenome inglês “Bell” (sino) pode dizer tanto de alguém que morou ou trabalhou onde se toca o sino, quanto alguém que fabricava sinos. Pode ser descendente de alguma Isabel, ou pode ter vindo do francês antigo no qual a palavra “bel” significa beleza, correspondendo então a alguém muito bonito.

Consulta em 02/2009 do IP 54.234.255.29


 
Ctrl: 15334163
Espaço para casamento no Gama DF